terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

"Defeito" apareceu depois da garantia


Amigos e amigas,

Muitas vezes o produto apresenta defeito somente após o termino da garantia, contudo, se o problema que surgiu não era visivel facilmente antes, a garantia ainda pode ser utilizada e o fabricante se vê obrigado a reparará-lo!

Havendo no produto o que se chama de “vicio oculto”, aquele problema que era impossivel de perceber facilmente, a garantia começa a ser contada somente após a sua constatação, vamos ao exemplo:

>> Você usou o aparelho corretamente desde que adquiriu, mas após a garantia, repentinamente o visor apaga, não te permitindo mais acesso a nenhuma informação. Esse apagão na tela se trata de um “vicio oculto” e está coberto pela garantia, mesmo que esta tenha terminado, já que se trata e um problema que era impossivel de perceber.

Contudo, vamos esclarecer alguns detalhes para que não haja confusão. Na hipotese de um produto apresentar defeito somente após 10 (dez) anos de uso, não podemos falar em “vicio oculto”, pois o fabricante não pode garantir a funcionalidade do que vendeu pela eternidade, somente por um prazo razoável, que vai depender do que foi adquirido.

Não há uma regra especifica para usar a garantia nos casos de “vicio oculto”, apenas o bom senso e o que se chama “tempo de vida útil do produto”, que é o prazo que se entende razoável que ele funcione normalmente.

Um detalhe importante, sempre que constatar um “vicio oculto”, se comunique imediatamente com a fabricante e registre sua reclamação, se possível por escrito, pois isso vai suspender o seu prazo.

Dificilmente você conseguirá exercer o seu direito a garantia no caso de vicio oculto, terá que buscar a “Justiça”, então não se esqueça de todas as dicas que sempre dei aqui no blog. Caso tenha esquecido, basta procurar aqui na coluna a direita ou me enviar um e-mail.

Lembro ainda que há um espaço no blog para colocar o seu email e sempre que um assunto novo for postado, você será notificado. Se inscreva!

Eduardo Kebian

OAB/RJ 180.553